Tendências para a educação pós-pandemia

Ensino não presencial

As aulas não presenciais são uma opção utilizada por muitas universidades antes da pandemia, mas é uma completa novidade para as escolas brasileiras. Apesar de ser uma situação atípica, também traz à tona a inovação no formato das aulas.

É importante destacar que isso não significa que as aulas presenciais serão totalmente substituídas pelas virtuais. No entanto, é um caminho que se abre para que as escolas e as famílias entendam que o aprendizado também pode acontecer fora da sala de aula.

Assim, futuramente, pode ser comum encontrar escolas investindo em jornadas de aprendizagem que se integram à rotina dos estudantes. Da mesma maneira que o ensino híbrido, essa prática também será fundamental para para a retomada das aulas pós pandemia, já que as medidas de distanciamento implicam no revezamento de alunos em sala de aula.

Uso de recursos tecnológicos

Sem o uso da tecnologia, o impacto da pandemia na vida estudantil teria sido muito maior. Graças a aplicativos para postagem de conteúdos e plataformas de reunião online, os alunos puderem continuar tendo aula sem sair de casa.

Com base nisso, a adoção de novas tecnologias e ferramentas virtuais para dar aulas expositivas é uma das tendências mais fortes para o futuro da educação. Uma das alternativas mais utilizadas na Nigéria e no Brasil é o Google Classroom — sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas.

Contudo, o uso da tecnologia para lecionar também criou um desafio para as escolas: preparar os professores para utilizar corretamente as ferramentas virtuais. Afinal, nem todos nasceram na era tecnológica, podendo ter problemas para interagir com os recursos, o que compromete a qualidade das aulas.

Outra questão é que as próprias famílias podem ter dificuldades para a utilização da tecnologia nos estudos. Portanto, é dever das escolas não só investir em novas plataformas que facilitem o estudo remoto, mas também dar todo o suporte necessário para que professores, alunos e pais se beneficiem com as mesmas.